Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos
Início do conteúdo da página

Cursos realizados na EsCom

CURSO DE GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO DE COMUNICAÇÕES

O Curso de Gerenciamento de Manutenção de Comunicações tem por objetivo de ampliar os conhecimentos e as técnicas adquiridas necessárias para que oficiais gerenciem a manutenção de material de comunicações do Exército Brasileiro.

Tem, como universo de seleção, os tenentes de carreira da Arma de Comunicações.

 

CURSO DE OFICIAL DE COMUNICAÇÕES

O Curso de Oficial de Comunicações tem por objetivo de qualificar oficiais para ocuparem cargos e para desempenharem funções que exijam conhecimentos e práticas especializadas relativas ao comando de frações especializadas nas organizações militares, tornando-os aptos a empregar e operar os equipamentos e sistemas de comunicações disponíveis.

Tem, como universo de seleção, os tenentes de carreira das Armas de Infantaria, de Cavalaria, de Artilharia e de Engenharia.

 

CURSO DE GESTÃO DE SISTEMAS TÁTICOS DE COMANDO E CONTROLE

O Curso de Gestão de Sistemas Táticos de Comando e Controle tem por objetivo de habilitar militares para a ocupação de cargos e o desempenho de funções, que exigem a gestão de meios de telemática e dão suporte ao Sistema de Comando e Controle da Força Terrestre.

Tem como universo de seleção, os capitães e tenentes de carreira da Arma de Comunicações.

 

CURSO AVANÇADO DE ELETRÔNICA

O Curso Avançado de Eletrônica tem por objetivo de qualificar sargentos para ocuparem cargos e para o desempenharem funções que exijam conhecimentos e práticas especializadas para a manutenção de terceiro e de quarto escalões dos materiais de comunicações, eletrônica e informática.

Tem como universo de seleção, os segundos-sargentos e terceiros-sargentos de carreira da QMS de Manutenção de Comunicações.

 

CURSO DE ELETRICIDADE AVANÇADA

O Curso de Eletricidade Avançada tem por objetivo de qualificar os sargentos para ocuparem cargos e para desempenharem funções que exijam conhecimentos e práticas especializadas para realizar a instalação e a manutenção da rede elétrica de baixa tensão e de equipamentos elétricos das organizações militares.

Tem como universo de seleção, os segundos-sargentos e terceiros-sargentos de carreira da QMS de Manutenção de Comunicações.

 

CURSO DE OPERADOR DE SISTEMAS TÁTICOS DE COMANDO E CONTROLE

O Curso de Operador de Sistemas Táticos de Comando e controle tem por objetivo de habilitar sargentos de carreira da Arma de Comunicações a ocupar cargos e desempenhar funções que exigem a administração dos meios de telemática que dão suporte ao Sistema de Comando e Controle da Força Terrestre.

Tem como universo de seleção, os sargentos de carreira da Arma de Comunicações.

 

CURSO DE TELEGRAFIA

O Curso de Telegrafia tem por objetivo de qualificar os sargentos para ocuparem cargos e para desempenharem funções que exijam conhecimentos e práticas especializadas de operadores de Estações Rádio do Sistema de Telemática do Exército (SISTEX), pertencentes ao Sistema Estratégico de Comunicações (SEC), tornando-os aptos a instalar e operar equipamentos que trabalham com Código Morse e na faixa de alta frequência (HF).

Tem como universo de seleção, os segundos-sargentos e terceiros-sargentos de carreira da QMS de Comunicações.

 

CURSO DE OPERADOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

O Curso de Telegrafia tem por objetivo de qualificar os sargentos para ocuparem cargos e exercerem funções de controle de sistemas tornando-os aptos a instalar e operar os equipamentos e sistemas de comunicações que tenham em sua composição materiais de telemática.

Tem como universo de seleção, segundos-sargentos e terceiros-sargentos de carreira, exceto da Qualificação Militar de Subtenentes e Sargentos (QMS) Saúde, Músicos e Aviação, sendo as vagas destinadas, prioritariamente, para sargentos das QMS de Comunicações e de Manutenção de Comunicações.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página