Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos
Início do conteúdo da página

Cursos realizados na EsCom

CURSO DE EXTENSÃO DE MANUTENÇÃO DE COMUNICAÇÕES

O Curso de Extensão de Manutenção de Comunicações capacita oficiais da Arma de Comunicações na Gestão Logística do Material Classe VII. O Curso proporciona ao oficial comunicante a base de conhecimentos necessários para o acompanhamento da evolução tecnológica e gerenciamento da manutenção dos equipamentos de comunicações, eletrônica e informática recém-adquiridos pelo Exército Brasileiro.

 

CURSO DE OFICIAL DE COMUNICAÇÕES

O Curso objetiva desenvolver as competências necessárias para capacitar tenentes de carreira das Armas (exceto Comunicações), Quadro de Material Bélico e Serviço de Intendência a exercerem a função de Oficial de Comunicações nas diversas Organizações Militares (OM). São desenvolvidos os atributos autoconfiança, flexibilidade e organização. É ainda apresentada uma visão holística dos conhecimentos necessários ao planejamento e à utilização das tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) empregadas no Sistema de Comando e Controle das OM da Força, bem como, da aplicação destes saberes em prol da sua atividade operacional.

 

CURSO DE GESTÃO DE SISTEMAS TÁTICOS DE COMANDO E CONTROLE

O Curso de Gestão de Sistemas Táticos de Comando e Controle tem por finalidade especializar capitães e tenentes de Comunicações na gerência de redes de computadores táticas que compões o Sistema de Comando e Controle da Força Terrestre. Sua grade curricular é comporta por 600 horas, em duas fases: 12 semanas a distância e 12 semanas presenciais. O aluno tem a oportunidade de se especializar em quatro disciplinas específicas: Sistema Operacional de Código Livre, Redes de Computadores, Tecnologia da Informação e Comunicações e Segurança da Informação e Comunicações. Além disso, o curso possui instruções em outras organizações Militares e Instituições Civis, que propiciam uma visão abrangente dos Sistemas de Comando e Controle no Brasil.

 

CURSO DE AUXILIAR DE INFORMÁTICA

O Curso capacita sargentos de qualquer Arma, Quadro ou Serviço, a tornarem-se técnicos analistas para desenvolvimento de sistemas. O objetivo do Curso é capacitar o aluno a projetar, documentar, especificar, implementar, testar e manter sistemas computacionais de informação de interesse do Exército. Para tanto, o aluno tem a sua disposição uma avançada infraestrutura nos laboratórios de telemática com ênfase em cibernética, bem como, modernas ferramentas computacionais. Cabe ressaltar o alto nível do corpo docente do Curso, com instrutores e monitores altamente capacitados, dotados de vasta experiência, relevante na área do curso. Desta forma, o Curso de Auxiliar de Informática é delineado para formar o futuro desenvolvedor de sistemas da Força, em consonância com a atividade cibernética mundial.

 

CURSO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O Curso capacita os Sgt Mnt Com a realizar manutenção em equipamentos de tecnologia da informação, incluindo servidores, redes com fibra ótica, microcomputadores (particularmente notebook) e recuperação de dados através de técnicas de forense computacional. Também habilita a auxiliar na instalação e manutenção preventiva de meios de tecnologia da informação e a participar da continuidade dos serviços de redes do Exército Brasileiro, através das OM do Sistema de Telemática do Exército.

 

CURSO DE OPERADOR DE EQUIPAMENTOS AUDIOVISUAIS

O Curso é direcionado aos Sargentos de Comunicações que são capacitados na operação dos equipamentos para captação e reprodução de imagem e som, bem como na edição e produção de trabalhos complexos de áudio e vídeo para suprir a necessidade das Organizações Militares (OM) nas tarefas ligadas à Comunicação Social, Informações, Operações Psicológicas ou Justiça Militar. Os alunos são instruídos e estimulados durante as quinze semanas de curso, empregando modernos equipamentos e instalações, atingindo altos padrões de competência técnica, capacidade de observação, aptidão motora e acuidade visual e auditiva.

 

CURSO AVANÇADO DE ELETRÔNICA

O Curso Avançado de Eletrônica especializa o Sargento de Manutenção de Comunicações na atividade de manutenção dos equipamentos rádio HF, VHF e UHF do Exército Brasileiro, incluindo as classes de equipamentos dotados de maior complexidade e com novas tecnologias de transmissão e segurança que foram recém-adquiridos (Harris e Motorola).Os alunos deste Curso valem-se de um Laboratório de Manutenção de Comunicações moderno e bem equipado para a realização de simulações e atividades práticas, onde contam com o software de simulação de circuitos eletrônicos (Proteus) e com os módulos didáticos para aprendizado de eletrônica (Datapool).

 

CURSO DE ELETRICIDADE AVANÇADA

O Curso de Eletricidade Avançada capacita os sargentos de Manutenção de Comunicações a auxiliar na reparação de instalações elétricas, habilitando-o como instalador industrial, residencial e técnico em refrigeração. Os alunos do Curso dispõem de um moderno e referencial Laboratório de Eletricidade, dotado de bancadas para manutenção de equipamentos elétricos e de refrigeração além de módulos didáticos para aprendizado de instalações elétricas.

 

CURSO AVANÇADO DE COMUTAÇÃO

O Curso Avançado de Comutação habilita o sargento de Manutenção de Comunicações para o desempenho de funções de Mecânico Mestre de Equipamento de Comutação, capacitando-o a executar as atividades de manutenção em redes de telefonia e atender às demandas dos Centros de Telemática de Área. Os alunos do Curso dispõem de um Laboratório de Comutação dotado de módulos didáticos voltados para o ensino de telecomunicações e centrais telefônicas digitais dotadas de tecnologia VoIP.

 

CURSO DE OPERADOR DE SISTEMAS TÁTICOS DE COMANDO E CONTROLE

O curso objetiva desenvolver nos Sargentos Alunos da Arma de Comunicações as competências necessárias para a operação dos meios de tecnologia da informação e comunicações que dão suporte ao Sistema de Comando e Controle da Força Terrestre, com ênfase nas habilidades necessárias à operação de redes de Comando e Controle em ambiente de Guerra Cibernética, realizando a integração dos Sistemas Estratégico e Tático de Comunicações.

 

CURSO DE TELEGRAFIA

O Curso de Telegrafia tem o objetivo de capacitar sargentos de carreira da Arma de Comunicações nas competências necessárias para operar equipamentos de tecnologia da informação e telégrafos, em tempos de paz ou de crise. O sargento telegrafista especializado apresenta atributos que o caracterizam como colaborador essencial da continuidade e confiabilidade das tarefas sob sua responsabilidade, proporcionando comunicação em situações de contingência. O telegrafista formado na EsCom apresenta elevada competência técnica, complementada por uma grande adaptabilidade e equilíbrio emocional. Caracteriza-se por ser um profissional possuidor de conhecimentos suficientes para complementar sua especialização e acompanhar a evolução técnica dos meios telegráficos e de tecnologia da informação em uso no Exército Brasileiro.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página