Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Radioamadorismo
Início do conteúdo da página

Clube de Radioamadores e Concurso Verde-Amarelo

Cmt EsCom Cel Hygino Corsetti realizando a abertura do CVA 1967
imagem sem descrição.

     O Clube de Radioamadores da Escola de Comunicações (CRAEC) foi fundado em 12 de outubro de 1955 com a missão de promover atividades radioamadorísticas entre os integrantes da Escola, bem como a integração do Exército com os Radiamadores Brasileiros.

     O CRAEC é uma entidade civil que promove o Concurso Verde e Amarelo (CVA), que consiste em classificar os radioamadores que fizerem contatos entre si em um prazo de 24 horas, nas modalidades de Single Side Band (SSB) e Telegrafia.  Além de proporcionar o congraçamento entre os participantes e identificar suas habilidades, o CVA é um meio de atestar a capacidade de transmissão das estações rádio e a resistência física e mental dos radioamadores, submetendo-os a um longo e contínuo período de operação e fazendo-os planejar o melhor momento para a propagação rádio para atingir o máximo de contatos.

     O CVA foi incorporado às comemorações da Semana do Soldado, de acordo com o Aviso Ministerial Nr 012/GB, de 16 Jun 72, sendo-lhe acrescidos os seguintes objetivos: promover o congraçamento entre radioamadores civis e militares e exaltar, dentro do universo dos radioamadores, as atividades comemorativas da Semana do Soldado. Recentemente foram incluídos dois novos objetivos em virtude da importância estratégica da atividade radioamadorística: o de atualizar o banco de dados dos radioamadores brasileiros e o de divulgar e estimular a participação dos radioamadores no Projeto Radioamador Amigo do Exército (RAEB).

     O RAEB é um programa de utilização de recursos humanos ativos de comunicações, existentes no território nacional, com vasta experiência no radioamadorismo e possuidores de estações de grande autonomia, com fontes alternativas de energia elétrica, equipamentos fixos, móveis e portáteis com capacidade de comunicação em fonia, grafia e dados, com objetivo de prover comunicações em rede nacional. Os radioamadores são cadastrados por meio do CVA  e a seleção é feita após a análise dos dados informados e o levantamento da Seção de Inteligência. Este projeto visa proporcionar o emprego dos radioamadores em situações de emergência e necessidades do Exército. Projeto semelhante é utilizado com sucesso nos Estados Unidos.

     Assim, o CRAEC caminha ao lado da história da Escola de Comunicações, na nobre missão de contribuir com da Arma do Comando e em beneficio do Exército Brasileiro.

(Não deixe de visitar o site do Concurso Verde e Amarelo, clicando no banner abaixo)

Banner_CVA.jpg

CVA5.jpg

Cel Walter Felix Cardoso - Cmt EsCom e o Presidente da LABRE-RJ na abertura do CVA 1975

CVA 79

Solenidade de Encerramento do CVA 1979 

PT2IW (Cel Fernandes) e PY2DW (Cap Leonardo) operando no CVA 2019

PT2OP (Orlando), PP5BT (Rodrigo) e PT2JD (Sgt Aureliano) operando no CVA 2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página